Esporte

Sandboard – surfe na areia

Ah a prancha…queridíssima prancha! Utilizada em tantas modalidades esportivas, ela dá o que falar, ou melhor, dá o que fazer para todos que buscam diversão na água, na neve, no ar e porque não, na areia! Wake, Snow, surf, skate, kite, e claro o sandboard utilizam da prancha para deslizar por aí. O sandboard, nada mais é que descer dunas de areia por intermédio de uma prancha, similar à do wakeboard, na qual os pés se mantém presos para melhor mobilidade. Popularmente conhecido como esquibunda, facilita para muitos poderem deslizar nas dunas sentados e aí a prancha é diferente, podendo ser de madeira, papelão e sem muito design para manobras. Criado no Brasil em 1986 hoje é difundido mundialmente e como muitos esportes, se torna profissional para as seguintes competições:

Big Air: Nessa modalidade de saltos com manobras, o campeão é aquele que conseguir dar a manobra mais radical. Esta modalidade é a especialidade do brasileiro tricampeão mundial Digiácomo Dias

Slope Style: Nessa modalidade, semelhante ao street do skate, vence aquele que se sair melhor no percurso com rampas e corrimões.

Boardercross: É uma corrida entre quatro atletas em um percurso com obstáculos, rampas e curvas fechadas. Vence aquele que chegar primeiro.

Slalom: É uma descida de velocidade, com o percurso marcado por bandeirinhas que devem ser contornadas.

Agora é pegar uma prancha e descer pro abraço! Nas dunas de Cacimbinhas entre Tibau do Sul e Pipa é o point!

 

Por Betta Alencastro

Texto originalmente publicado na Revista Bora, edição 12, junho de 2015.

No Comments

    Leave a Reply

    Navegue