Esporte

Mergulho livre ou Apnéia

O mergulho livre ou em apneia consiste em encher os pulmões de ar se mantendo sem respirar embaixo d’água. Ao contrário do mergulho utilizando cilindro de ar comprimido, na apneia só é utilizado mascara, respirador ou snorkel e nadadeiras para propulsão.

Normalmente as pessoas fazem o mergulho recreativo em apneia para diversão, observação e contemplação da vida marinha ou caça subaquática. Na verdade a apneia também é um esporte muito competitivo e perigoso onde o atleta necessita de um bom preparo físico para sua execução.

Existem várias modalidades de apnéia e isso faz com que seja um esporte muito dinâmico e diferente. Dentre as modalidades do mergulho livre temos: Apneia Estática, Apneia Dinâmica, Lastro constante com ou sem Nadadeiras, Imersão Livre, Lastro Variável, No Limits.

Apneia Estática é a técnica que o mergulhador fica o maior tempo possível submerso ou flutuando na superfície da água imóvel podendo ser também com respiração de oxigênio puro antes da imersão.

Na Apneia Dinâmica o mergulhador percorre a maior distância possível por baixo da água com ou sem nadadeiras se deslocando na posição horizontal.

No Lastro Constante, geralmente praticado em lagoas e mares como todos os próximos, o mergulhador utiliza um cinto-lastro que anula sua flutuação além da descida ocorrer sem a utilização de cabo-guia. Pode ser praticado com ou sem nadadeira.

No Lastro Variável o mergulhador desce com o cinto-lastro ligado ao cabo guia e na hora do retorna à superfície, deixa o lastro e com sua própria força retorna. Utiliza-se nadadeira ou o cabo-guia.

A Imersão Livre consiste na não utilização de nenhum equipamento, somente o cabo-guia para mergulhar o mais fundo que conseguir.

Na modalidade No Limits o mergulhador precisa retornar rapidamente à superfície devido a atingir grandes profundidades. Nesse modalidade se utiliza um balão ou colete inflável para sair da água.

Muitos recordes mundiais são da Brasileira Karol Meyer, sendo que os dois mais importantes foram: 121 metros de profundidade no No Limits Tandem (dupla) com Patrick Musimu (Bélgica, 1970-2011), e o principal recorde publicado no Guinness Book de 18min e 32 segundos na Apneia Estática com oxigênio.

A AIDA (Associação Internacional Para o Desenvolvimento da Apneia) é a instituição responsável pelos campeonatos realizados e principalmente pelas normas de segurança que devem ser seguidas para que não haja acidentes fatais.

A prática de apneia pode ser realizada com técnicas de meditação e exercícios para o controle da respiração. Na região de Tibau do Sul o mar se mantém na maioria de seus dias com águas turvas. Em poucos dias do verão, há ocorrência de mares muito calmos e transparentes, ótimo para a prática, mas lembre-se: Nunca mergulhe sozinho, respeite o mar, e se for caçar, faça com consciência e respeito às espécies. Evite capturar animais em período de reprodução, animais muito pequenos ou ameaçados de extinção como o Peixe Mero. A natureza te dará em troca!

 

Por Daniel Henrique Gil

Texto originalmente publicado na Revista Bora, edição 15, janeiro de 2016.

No Comments

    Leave a Reply

    Navegue