Esporte

Corrida – Conheça os benefícios e dicas para você começar a correr já!

Já percebeu que a corrida está em alta? Por onde quer que andemos sempre avistamos um corredor solitário buscando ultrapassar seus limites.

A corrida é um esporte onde os praticantes estão de olho em dois fatores: tempo e velocidade.  Mas, quando o assunto é saúde, a corrida é um dos exercícios mais recomendados, afinal ajuda a prevenir doenças cardíacas, ajuda no combate a osteoporose e provoca o ganho de resistência muscular.

Na parte psicológica os benefícios também são muitos. Praticantes do esporte garantem que após a corrida se sentem bem humorados, menos ansiosos e menos estressados, culpa da endorfina, o hormônio do bem-estar.

Então, imagine só quem tem a oportunidade de correr à beira mar, num visual de tirar o fôlego?!

O beach run, modalidade de corrida praticada na areia, é ideal para os cenários da Praia de Pipa. É interessante porque além de ter o mar como companheiro para quem treina, mudar o estímulo pode melhorar a performance. Além do mais, correr na areia aumenta o condicionamento físico, pois trabalha muito mais a musculatura em termos de equilíbrio e propriocepção (que é um mecanismo involuntário de adaptação a situações de estresse muscular).

No entando, apesar de muito atraente, correr na praia exige alguns cuidados especiais por conta da irregularidade do solo, do aumento da exigência muscular e até mesmo da exposição solar.

Fique atento às dicas e bora correr?!

– Alongue-se: na areia a exigencia da musculatura é maior do que no asfalto, o ideal é alongar-se antes e depois do treino.

– Fuja das inclinações: elas podem causar lesões nos joelhos. Procure trechos planos para correr.

– O ideal é usar tênis: pode parecer estranho ou desconfortável, mas se você prefere correr na areia batida- próxima ao mar- o ideal é o uso do tênis devido ao impacto com o solo. Mas se sua preferência for pela areia fofa, correr descalço está liberado, já que a areia amortecerá seus passos.

– Use protetor solar: porque na praia temos a incidência do reflexo dos raios solares na areia o que proporciona uma maior exposição ao sol. Portanto, protetor solar, boné e óculos são itens indispensáveis.

– Hidrate-se: Apesar da brisa do mar, você não terá sombras e manter-se hidratado é muito importante.

 

Por Nathália Leme

Texto originalmente publicado na Revista Bora, edição 16, maio de 2016.

No Comments

    Leave a Reply

    Navegue