Esporte

Fala Atleta: Passo

Nome: Erinaldo Alves do Santos Filho
Apelido: Passo
Idade: 15 anos
Esporte: Karatê

– Você já praticou algum outro esporte?

Já sim! Eu já pratiquei jiu jitsu, muay thai, surf no bodyboard e capoeira, mas eu acabei gostando mesmo foi do Karatê.

– Porque o Karatê?

Porque eu comecei a ver que tinha bastante campeonatos aqui pela região. Também surgiu a possibilidade de me federar e eu queria começar a participar de campeonatos.

– Você já participou de campeonatos?

O meu primeiro campeonato eu estava com 12 anos. Até agora eu participei de onze e teve só um que eu não me classifiquei entre os três primeiros. Em cinco campeonatos eu fiquei em 1° lugar. O último foi em natal, a primeira fase da Copa Ramon França 2016.

– Como você paga as despesas para os campeonatos?

Eu vou e peço ajuda a algumas pessoas, porque algumas competições são longe e tem o transporte, alimentação, inscrição. Acaba sendo um custo alto para mim.

Aí algumas pousadas e pessoas me ajudam quando eu preciso. A pousada Pé na Areia, o Percival Prado (Diretor da Escola Municipal Vicência Castelo) e a Margareth Sampietro (Secretaria de Esportes) foram os que me ajudaram até agora. Seria bom se tivesse mais pessoas apoiando, porque até mesmo se o atleta for campeão profissional algum dia, o apoiador também vai fazer parte da história.

– Aonde você treina Karatê?

Eu treino alí na Escola Municipal Vicência Castelo, com o Professor Genival Barbosa, conhecido como Junior.

– Qual a sua meta  dentro do esporte?

Ahhh eu quero é chegar no brasileiro! Ano passado eu acabei não indo porque eu não consegui o dinheiro da passagem, era muito longe, em São Paulo, mas esse ano eu vou tentar ir.

– Que recado você deixa para as pessoas que queiram praticar o esporte?

É bom sempre fazer algum tipo de exercício físico, não ficar com o corpo parado. E no karatê você acaba tendo bastante disciplina, ocupa a mente e não fica aí de bobeira. É bom também porque os amigos gostam quando você ganha um campeonato, fica bem falado! (risos)

 

*Atenção! Você venceu algum campeonato recentemente? Envie para gente, o próximo pode ser você!

 

Texto originalmente publicado na Revista Bora, edição 16, maio de 2016.

No Comments

    Leave a Reply

    Navegue